© 2016 por Wanderson Miranda de Almeida. Proudly created with WIX.COM

A fé sem obras é morta

 

 

 

 

Esse é um tema que sempre causou muita confusão na cabeça de algumas pessoas. Algumas até defendem a salvação pelas obras por causa do que disse Tiago: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tiago 2:17). Na verdade, se só existisse o texto de Tiago falando sobre esse assunto, poderíamos crer nisso realmente, ficar confusos, mas, como a Bíblia não é só a carta de Tiago, não dá nem para cogitar que a salvação seja pelas obras. Ao confrontarmos o que disse Tiago com o restante do ensino bíblico, entendemos o que realmente ele quis transmitir. Seu texto mesmo se torna mais claro e percebemos como uma interpretação errônea pode fazer a Bíblia dizer o que ela não diz.

 

Fé e obras andam juntas

 

Tiago 2.14: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?; “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (Tiago 2:17). Tiago, ao escrever sobre esse assunto, tinha em vista aqueles que diziam não haver necessidade de boas obras, já que tinham fé. Eles estavam redondamente enganados. Temos que entender que a fé que nos leva à salvação não é aquela que simplesmente diz: “Eu creio em Deus.”. Não mesmo! Quando cremos em Deus e entregamos nossa vida a Ele, somos habitados pelo Espírito Santo e nossa vida muda completamente. A partir desse momento, queremos viver para Deus, agradá-lo, honrá-lo e, sendo assim, refletiremos tudo isso no contato com nosso próximo, tratando-o bem e ajudando-o no que estiver precisando. Essa fé nos faz viver uma vida de serviço ao próximo, como Jesus, que disse que não veio para ser servido, mas para servir.

Tiago 2.19: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem”. Esse versículo é uma boa resposta àqueles que dizem ter fé em Deus, mas vivem uma vida totalmente longe do que a Bíblia ensina. Essas pessoas são como os demônios: creem que há um só Deus, mas não o obedecem, ou seja, estão condenadas.

Tiago 2.21-22: “Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.”. Alguns grupos pegam essa passagem para dizer que Abraão foi justificado pelas obras. Bem, esse erro pode ser facilmente percebido no versículo 23: “E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus”, quando o próprio Tiago disse que Abraão foi justificado pela fé (creu).

 

Vamos ver outros textos?

 

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:8-10).1. Somos salvos pela graça de Deus (um favor que não merecemos). 2. Somos salvos por meio da fé. 3. A fé que nos salva vem de Deus. 4. A salvação não vem das obras. Se viesse, as pessoas se gloriariam. 5. As boas obras são a expressão de nossa fé em Deus. Elas demonstram que entregamos nossa vida ao Senhor e fomos transformados.

 

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Romanos 3.28).

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gálatas 2.16).

Creio que não precisamos ser mais extensos sobre esse assunto. Esses versículos, juntos com o texto de Tiago, deixam bem claro que as obras não justificam ninguém. Fé e obras não são inimigas. A fé leva uma pessoa à salvação e as obras demonstram que a pessoa realmente foi salva, já que, agora, vive de uma forma diferente e é fiel ao Senhor.

Wanderson Miranda de Almeida, 23/01/2016.