© 2016 por Wanderson Miranda de Almeida. Proudly created with WIX.COM

Fatos sobre a vida

 

 

 

 

Se você está lendo esta reflexão, você está vivo, concorda? Mas a questão é a seguinte: Você já parou para pensar sobre sua vida? Muitos não pensam sobre isso, apenas vão no “deixe a vida me levar”, mas na verdade, a vida não leva ninguém. Se você é desses que não pararam para pensar sobre a própria vida, quero convidá-lo a pensar agora. Se você já pensou ou ainda pensa, também está convidado a pensar mais um pouco. Quero pensar rapidamente em cinco fatos sobre a vida que considero de muita importância.

A vida é passageira. “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” (Tiago 4:14). Ninguém vai viver para sempre com esse corpinho que tem agora. Quando alguém nasce, uma coisa é certa: um dia vai morrer. Esse fato deveria levar o ser humano a pensar mais sobre seus atos. A vida é passageira para todos e passa rápido. Estou com quarenta anos de vida, mas nem parece que já vivi esse tempo. Parece que ainda ontem eu estava sendo chamado de gracinha (rs), tinha minha cabeça lotada de cabelos, não tinha olheiras, não sentia algumas dores que agora aparecem de vez em quando... Apenas parece, pois já tenho quarenta anos. O tempo não fica parado.

A vida é feita de alegrias e tristezas. Preciso comentar? Tenho certeza que todos sabem disso. Alguns dias são alegres, motivantes; outros dias são tristes, decepcionantes. Também pode acontecer as duas coisas no mesmo dia: alegria e tristeza. Não há como fugir, não há como escapar, pois nossa vida é assim. Já que não podemos viver apenas os dias alegres, precisamos aprender a lidar melhor com os momentos de tristeza. Como diz Augusto Cury, "precisamos aprender a gerenciar nossas emoções". Elas não podem nos dominar. Nós devemos dominá-las. “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3:17,18).

A vida é única, ninguém voltará a esse mundo de novo. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”(Hebreus 9:27). Não há reencarnação, ninguém voltará a viver de novo no planeta Terra. Sendo assim, a pergunta é: O que você tem feito com sua vida? Muitas pessoas gastam a vida de maneira banal, com coisas que não trazem proveito algum, e quando chegam ao fim da vida, percebem quanta besteira fizeram, como poderiam ter aproveitado melhor a vida, ter vivido de uma forma frutífera. O que você tem feito com sua vida?

A vida veio de Deus. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). O ser humano é obra de Deus. Foi Deus quem criou o homem e a mulher. Deus nos deu a vida de presente. Não somos fruto da evolução, mas somos fruto da vontade de Deus, que um dia resolveu criar Adão e Eva. Se recebemos a vida de Deus, devemos cuidar dela com todo o carinho possível, afinal, Deus não é qualquer um. Ele é o Criador de todas as coisas. Ele é soberano. Ele é único. Ele é incomparável.

A vida é para ser vivida para Deus. “a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória” (Efésios 1:12). Nossa vida tem como objetivo glorificar o nome do Senhor, viver para Ele, fazer a vontade dEle e não a nossa. Quem não vive assim, leva uma vida sem sentido, vazia, fica perdido por não saber o que fazer nesse mundo que está afundando no caos, no pecado. Deus nos deu a vida e espera que nossa vida aponte para Ele, que todos vejam em nós o reflexo dEle. Vamos deixar nossa vontade de lado e vivamos a vontade do Senhor, aquele que nos deu a vida.

Wanderson Miranda de Almeida, 05/03/2017.

Wanderson Miranda de Almeida, escritor cristão.