© 2016 por Wanderson Miranda de Almeida. Proudly created with WIX.COM

Jesus, a cura para os cegos

 

         Cegos, completamente cegos. Como há gente cega neste mundo! Não estou falando da cegueira física, mas da espiritual.

         Olhando para o texto de Marcos 10.46-52, encontramos algumas lições interessantes, para entender sobre o que é necessário para curar essa cegueira.

         O cego Bartimeu estava assentado, “junto do caminho”, mendigando. Ele estava à margem da sociedade, vivendo de uma forma não digna. Quando olho para o nosso mundo, vejo pessoas cegas espiritualmente, vivendo da mesma forma. Em alguns momentos elas até podem parecer estar por cima, mas estão vivendo à margem, longe da “visão sadia”. São pessoas que não conseguem enxergar que este mundo é ilusão, estão precisando de visão espiritual.

         Mas é interessante notar que o cego Bartimeu, ao ouvir que Jesus estava passando, começa a chamar por Ele. Quando nossa sociedade corrompida e perdida começa a clamar por Jesus, a esperança retorna. É em Jesus que a visão pode ser restaurada.

         O versículo 48 diz que a multidão repreendia Bartimeu, para que ele se calasse. É impressionante como a multidão, usada por Satanás, tenta impedir as pessoas de terem a visão restaurada. Bartimeu clamava: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”, mas a multidão queria que ele se calasse. Ainda bem que ele não desistiu. Quando alguém está querendo ter a visão restaurada e clama por Jesus, não pode desistir diante da multidão. Os problemas virão, a resistência aparecerá, mas, como o cego Bartimeu, o foco tem que continuar na cura, em Cristo.

         Devido à persistência de Bartimeu, Jesus pede que o chamem. É o que diz o versículo 49. A lição que aprendo aqui é que Jesus nunca deixa de atender a um coração ferido, a uma pessoa que o chama, que o busca com persistência.  

No versículo 50, vemos que Bartimeu logo se levanta e vai se encontrar com Jesus. Poderíamos falar sobre sua prontidão em atender ao chamado de Cristo, mas era isso mesmo que ele queria, seria muito estranho se não fosse agora. Na verdade, o que mais nos chama atenção nesse versículo é o fato de Bartimeu deixar a sua capa para poder se encontrar com Jesus. A capa pode significar qualquer coisa que está atrapalhando alguém de atingir determinado objetivo. E naquele momento, Bartimeu não ficaria apegado a uma capa. As pessoas ainda têm ficado apegadas a capas – quaisquer empecilhos -, desistindo de se encontrar com Jesus, porém, precisam aprender com Bartimeu, largar a capa é fundamental.

Nos versículos 51 e 52, Bartimeu se encontra com Cristo, tem a sua visão restaurada, e o texto diz que ele “seguiu a Jesus pelo caminho”.

Querido, aos cegos espirituais de nosso tempo, só há um remédio: Jesus Cristo. Se você ainda não está enxergando perfeitamente  o que Cristo está mostrando, o que a Bíblia ensina, o que os servos de Deus estão pregando, volte-se para Cristo, clame, não desista diante da multidão, e saiba que você terá a visão restaurada por Jesus, a cura para os cegos.

Wanderson Miranda de Almeida, 15 de julho de 2019.