© 2016 por Wanderson Miranda de Almeida. Proudly created with WIX.COM

Os homens são indesculpáveis

 

“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis”

(Romanos 1:20).

 

Você já pediu desculpas por algo? Essa é uma atitude bem comum. Algumas pessoas são especialistas nisso, já que não pensam nunca antes de agir e acabam pedindo desculpas depois. O problema é que para algumas coisas não há desculpas. Isso mesmo: Não há desculpas!

            Talvez alguém esteja pensando agora: “Como pode isso? Um pouco de humanidade faz bem. As pessoas erram, sendo assim, devemos desculpar e ser desculpados.”. Acho bonita essa lógica, mas não é assim que funciona. Quer ver?

É triste, muito triste quando lemos o primeiro capítulo da carta aos romanos. Digo isso porque quem pode ficar feliz por contemplar a depravação da humanidade e ver que o mundo não percebe isso? Creio que só quem vive na lama de pecado. Lamentável!

Mas o que isso tem a ver com o papo sobre desculpas? Tudo. O primeiro capítulo de romanos fala, principalmente, a partir do versículo 18, sobre a depravação da humanidade. Essa depravação aconteceu porque o homem não quis saber de Deus, deixando-o de lado e satisfazendo a si mesmo.

Tendo tomado essa atitude, não glorificando a Deus e não vivendo para Ele, Deus o deixou entregue a si mesmo – eis um grande problema: o homem entregue a si mesmo. Quando isso aconteceu, o homem  começou a cometer toda espécie de pecado e, pior, achando que não tem problema algum.

Mas não é assim que funciona. O texto demonstra que o homem sem Deus não consegue fazer algo que preste, pelo contrário, só consegue pecar, pecar e pecar. “Ok, mas o que isso tem a ver com o papo sobre desculpas mesmo?” – você deve estar esperando a resposta. É que tem gente que acha que poderá falar com Deus assim: “Desculpe-me, mas eu não sabia que estava errado, não sabia que estava em pecado, não sabia que estava cometendo toda sorte de depravação...” e Deus vai dizer: “Tudo bem, você está desculpado!”. E você pode dizer: “Ué, mas não é assim?”. A resposta é NÃO!

O texto de Romanos 1.20 deixa bem claro que Deus já se deu a conhecer por meio da Sua criação. Não se deu a conhecer de forma completa, mas o suficiente para que o homem O reconheça como o Criador, Salvador e Senhor. E os homens que se recusarem a reconhecer a soberania de Deus? Não terão desculpas para apresentar diante do Senhor; serão “indesculpáveis”.

 

Wanderson Miranda de Almeida, 09 de setembro de 2018.