top of page

Aprenda a dizer “não”!

Sou do tipo de pessoa que não gosta de dizer “não”. Se eu pudesse, ajudaria a todos, em tudo. O problema é que isso não dá certo, acaba tirando a nossa saúde.

Já tive momentos de dizer mais a palavra “sim”, porém percebi que isso só aumentava minha ansiedade, o que não é nada bom.

Parece uma bobeira, parece algo tão normal que nem precisaria alguém escrever sobre isso, no entanto se todas as pessoas aprendessem como o “não” é libertador, usariam mais o poder de usar essa palavra.

Toda pessoa já tem uma agenda a cumprir e, se ainda sair acrescentando favores a todos, algo poderá não sair bem.

Imagine que você está atrasado para chegar ao trabalho, está indo no seu carro, entretanto, ao passar pela rua, vê um amigo que lhe acena, pede carona, mas diz para você esperar um pouco. Ele entra em uma loja, passam cinco minutos, dez minutos... você liga para ele, mas novamente, ele pede para você esperar. O que você faria? Talvez fosse uma boa hora para dizer um “não”.

Imaginemos outra situação. Você está com o orçamento super apertado, talvez nem tenha dinheiro para pagar as despesas do mês, porém um amigo liga para você. Ele está desesperado, precisa de 200 reais para resolver alguns problemas. O que você faria? Será que não seria a hora de dizer um “não”?

Sei que para muitos isso pode soar mal, mas dizer “não” não faz de alguém uma pessoa ruim. A questão é que sempre ouvimos que precisamos ajudar, ter empatia, dar a mão... tudo bem, mas se isso pode complicar minha vida ou minha saúde, será que devo dizer “sim”? Deixarei você pensar sobre isso.

O “não” é libertador! Ele nos faz ter uma vida mais equilibrada e sensata.

Gosto muito da Bíblia e ela diz que “há tempo para todas as coisas”. Trazendo isso para nosso papo, podemos dizer que há momentos para dizermos “sim” e há momentos para dizermos “não”. Se não usarmos os momentos de forma errada, sentiremos como faz bem usar o “não” na hora correta.

Talvez seja a hora de você aprender a dizer “não”.

Wanderson Miranda de Almeida, 25 de junho de 2020.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que a cegueira espiritual faz?

No livro de Jeremias, no capítulo 44, vemos mais um absurdo feito pelo povo de Deus. Como aconteceu muitas e muitas vezes, o povo foi castigado por fazer algo que desagradava a Deus. Novamente, o prob

Vencendo gigantes

Durante o tempo que passamos neste mundo, podemos dizer que todas as pessoas têm algo em comum: precisam enfrentar gigantes. Quando penso em gigantes, estou pensando em tudo aquilo que pode vir contra

Bruna Karla fala e o povo cristão se cala

A cantora Bruna Karla está sendo atacada violentamente nas redes sociais. O motivo? Seu comentário sobre a homossexualidade. De acordo com as notícias, a cantora disse que não cantaria no casamento de

bottom of page