No capítulo 4 do livro de Neemias, encontramos seus inimigos, de novo, tentando retardar a edificação dos muros de Jerusalém e é desse texto que pretendo trazer algumas lições para nós.
A primeira lição não é nenhuma novidade. Creio que já comentei sobre ela até mesmo em uma das meditações sobre o livro de Neemias. O que será que Neemias fez? Orou. Exatamente: orou! Isso está nos versículos 4, 5 e 9.
Se você não se lembra, dê uma olhada lá nos dois primeiros capítulos do mesmo livro e verá que isso não era novidade na vida de Neemias. Se tinha algo a fazer, se o inimigo vinha, se precisava de uma ajuda diante do rei... Neemias orava.
Que lição aprendemos aqui? Que precisamos orar sempre, sem cessar, como diz a Bíblia. Cristãos precisam ter uma vida de oração. Em todo momento, em qualquer situação, para qualquer coisa, precisamos orar. Foi assim que Neemias, mais uma vez, começou a vencer os inimigos.
Depois da oração, gosto muito do que diz o versículo 6 do mesmo capítulo: “Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar” (Neemias 4:6). Outro segredo para vencer os inimigos foi se voltar para o trabalho, para a construção dos muros, para o objetivo que o povo de Deus tinha.
É bom lembrar que quando diz “coração”, na verdade, é a mente. A mente do povo estava voltada para os muros. Esse era o objetivo.
Se os inimigos estiverem perturbando você, não dê atenção a eles. Sua mente deve estar voltada para seus objetivos. Aprenda a não ligar para o que “os do contra” dizem. Gaste suas energias no seu objetivo e você verá os resultados aparecerem.
No versículo 9, Neemias diz que além de orar, colocaram “uma guarda contra eles”. Parte do povo trabalharia na reconstrução, outra parte vigiaria, ficaria atenta a qualquer movimento suspeito.
Para vencer seus inimigos, “fique ligado”, vigie. Quando as pessoas querem nos atingir, podem tentar fazer isso de várias formas diferentes. Sendo assim, fique atento a qualquer coisa a sua volta, qualquer sinal de que alguém esteja querendo acabar com seus planos e você não será pego de surpresa.
Pare encerrar, não dá para não falar no principal: creia em Deus! Sim, creia em Deus!
No versículo 14, Neemias diz para o povo não temer os inimigos e no 20 ele diz o seguinte: “Deus pelejará por nós!”. Vamos juntar os dois versículos? Não tenham medo porque Deus pelejará por nós!
Quando o inimigo vier, não tema. Você não precisa temer porque Deus está no controle, Ele é maior que seus inimigos, que seus problemas e, se for preciso, Ele pelejará por você.
Sempre teremos inimigos, porém não é preciso temer. Se estivermos vivendo segundo a vontade de Deus, só precisamos orar, focar no objetivo, vigiar e crer em Deus. Fazendo isso, nossos inimigos serão derrotados e nossos objetivos serão alcançados. Que Deus nos abençoe!
Wanderson Miranda de Almeida, 17 de junho de 2020.
Comments