Neemias, o homem que se colocou à disposição

Nos últimos dias, tenho pregado sobre Neemias e aprendido algumas lições com ele. Uma das coisas que aprendi foi justamente a questão de se colocar à disposição.

Neemias estava em Susã, longe do seu povo, mas, ainda assim, não deixou de pensar nos judeus.

Em determinado dia, Neemias se encontra com Hanani e pergunta sobre a situação daqueles que se encontravam em Jerusalém. As informações dadas por Hanani não foram nada animadoras: o povo em grande miséria, muros fendidos e portas queimadas.

Diante das informações recebidas, Neemias chorou, lamentou, jejuou e orou.

Fico pensando em como outras pessoas agiriam. Muitos ouviriam e nem ligariam para o que estava acontecendo por lá, porém Neemias se importou e, como prova disso, leia o que diz o versículo 11 do capítulo 1 de Neemias: “Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo e dá-lhe graça perante este homem. Então, era eu copeiro do rei”.

Neemias tanto se importou que se colocou à disposição do Senhor para ir à Jerusalém.

Acho muito interessante isso pelo fato dele não esperar que Deus o chamasse. Neemias simplesmente soube da necessidade do povo e quis ir lá para resolver o problema.

Vejo muitas pessoas esperando o chamado ou a ordem de Deus para que possam sair de sua posição estática e fazer algo de produtivo, mas com Neemias não foi assim. Ele tomou a iniciativa e, como resposta, Deus o abençoou, fazendo Neemias ser bem-sucedido na restauração dos muros e da cidade de Jerusalém.

Se foi assim com Neemias, posso dizer para você: Não, nem sempre você precisa esperar o chamado do Senhor. Algumas vezes, simplesmente você deve tomar a iniciativa, colocar-se à disposição do Senhor e Ele irá abençoá-lo, permitindo que você reconstrua os muros de sua Jerusalém, não importando o que isso signifique.

Sendo assim, seja como Neemias, o homem que se colocou à disposição do Senhor.


Wanderson Miranda de Almeida, 29 de fevereiro de 2020.


Venha trabalhar com a Lomadee!!!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que voz você tem ouvido?

Eu estava aqui, pensando nas diversas vozes do nosso tempo. Mas é bom deixar bem claro que não estou falando das “vozes musicais” (soprano, tenor, baixo...) nem da voz usada na comunicação oral. Quand

Povo medroso

No fim do ano passado, lancei meu livro novo – A Bíblia x a Igreja Católica. Diante de tantas reações, uma que tem chamado a minha atenção é o medo que o nosso povo tem de tocar nesse assunto. Vários

Onde estão os crentes?

Não sei como estão as coisas na sua cidade, mas sei na minha. O vírus também passou por aqui. Passou? Não, está passando. Posso dizer que está passando de duas formas diferentes: · Está passando no se