Neemias, o homem que se colocou à disposição

Nos últimos dias, tenho pregado sobre Neemias e aprendido algumas lições com ele. Uma das coisas que aprendi foi justamente a questão de se colocar à disposição.

Neemias estava em Susã, longe do seu povo, mas, ainda assim, não deixou de pensar nos judeus.

Em determinado dia, Neemias se encontra com Hanani e pergunta sobre a situação daqueles que se encontravam em Jerusalém. As informações dadas por Hanani não foram nada animadoras: o povo em grande miséria, muros fendidos e portas queimadas.

Diante das informações recebidas, Neemias chorou, lamentou, jejuou e orou.

Fico pensando em como outras pessoas agiriam. Muitos ouviriam e nem ligariam para o que estava acontecendo por lá, porém Neemias se importou e, como prova disso, leia o que diz o versículo 11 do capítulo 1 de Neemias: “Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo e dá-lhe graça perante este homem. Então, era eu copeiro do rei”.

Neemias tanto se importou que se colocou à disposição do Senhor para ir à Jerusalém.

Acho muito interessante isso pelo fato dele não esperar que Deus o chamasse. Neemias simplesmente soube da necessidade do povo e quis ir lá para resolver o problema.

Vejo muitas pessoas esperando o chamado ou a ordem de Deus para que possam sair de sua posição estática e fazer algo de produtivo, mas com Neemias não foi assim. Ele tomou a iniciativa e, como resposta, Deus o abençoou, fazendo Neemias ser bem-sucedido na restauração dos muros e da cidade de Jerusalém.

Se foi assim com Neemias, posso dizer para você: Não, nem sempre você precisa esperar o chamado do Senhor. Algumas vezes, simplesmente você deve tomar a iniciativa, colocar-se à disposição do Senhor e Ele irá abençoá-lo, permitindo que você reconstrua os muros de sua Jerusalém, não importando o que isso signifique.

Sendo assim, seja como Neemias, o homem que se colocou à disposição do Senhor.


Wanderson Miranda de Almeida, 29 de fevereiro de 2020.


Venha trabalhar com a Lomadee!!!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

E se você morrer hoje?

O dia 5 de novembro de 2021 ficará marcado na história e no coração de muita gente. Esse foi o dia da morte de Marília Mendonça, cantora sertaneja de 26 anos e que vinha fazendo um enorme sucesso. Mar

Precisamos levantar a nossa voz

Em um dia desses, estava assistindo à tv, quando, no intervalo, começou a passar o comercial de uma música. Dança pra lá de sensual e uma letra um pouco obscena. Com um pouco de curiosidade, peguei me

Que voz você tem ouvido?

Eu estava aqui, pensando nas diversas vozes do nosso tempo. Mas é bom deixar bem claro que não estou falando das “vozes musicais” (soprano, tenor, baixo...) nem da voz usada na comunicação oral. Quand