Você subirá na árvore?

Gosto muito da história de Zaqueu – história que ouço desde que eu era pequeno, na classe das crianças, na EBD.

Zaqueu era um publicano, ou seja, coletor de impostos. Aqui é bom lembrar que os publicanos não eram bem vistos pelos judeus. Eles tinham a fama de ladrões.

Em um belo dia, Jesus ia passando por Jericó e Zaqueu queria vê-lo. Só que havia um problema duplo: uma multidão e a baixa estatura de Zaqueu. Sei muito bem como é essa história de baixa estatura, já que tenho apenas 1,65m.

No entanto, o que poderia ser a desistência para alguns, não foi para Zaqueu. O texto diz que Zaqueu subiu em uma figueira brava que havia ali, e, antes mesmo de falar qualquer coisa, Jesus olhou para ele e disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa” (Lucas 19:5).

Zaqueu desceu, recebeu Jesus em sua casa, decidiu restituir quadruplicadamente a todos que poderia ter roubado e recebeu a salvação: “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:8-10).

Quando temos o objetivo de ver Jesus (ter mais comunhão com Ele), obstáculos surgem (a multidão), mas Jesus olha para nós e, da mesma forma que fez com Zaqueu, nos abençoa, entrando em nossa casa e nos dando a salvação. Porém, para que isso ocorra, precisamos fazer a nossa parte. Zaqueu fez a dele. Foi até Jesus e, ao encontrar a multidão, subiu em uma árvore. Dessa forma, Jesus o avistou e entrou na casa dele, iniciando o “processo da bênção”.

Nesse momento, minha pergunta é a seguinte: “Você subirá na árvore?”.


Wanderson Miranda de Almeida, 13 de janeiro de 2020.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que voz você tem ouvido?

Eu estava aqui, pensando nas diversas vozes do nosso tempo. Mas é bom deixar bem claro que não estou falando das “vozes musicais” (soprano, tenor, baixo...) nem da voz usada na comunicação oral. Quand

Povo medroso

No fim do ano passado, lancei meu livro novo – A Bíblia x a Igreja Católica. Diante de tantas reações, uma que tem chamado a minha atenção é o medo que o nosso povo tem de tocar nesse assunto. Vários

Onde estão os crentes?

Não sei como estão as coisas na sua cidade, mas sei na minha. O vírus também passou por aqui. Passou? Não, está passando. Posso dizer que está passando de duas formas diferentes: · Está passando no se