top of page

Você subirá na árvore?

Gosto muito da história de Zaqueu – história que ouço desde que eu era pequeno, na classe das crianças, na EBD.

Zaqueu era um publicano, ou seja, coletor de impostos. Aqui é bom lembrar que os publicanos não eram bem vistos pelos judeus. Eles tinham a fama de ladrões.

Em um belo dia, Jesus ia passando por Jericó e Zaqueu queria vê-lo. Só que havia um problema duplo: uma multidão e a baixa estatura de Zaqueu. Sei muito bem como é essa história de baixa estatura, já que tenho apenas 1,65m.

No entanto, o que poderia ser a desistência para alguns, não foi para Zaqueu. O texto diz que Zaqueu subiu em uma figueira brava que havia ali, e, antes mesmo de falar qualquer coisa, Jesus olhou para ele e disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa” (Lucas 19:5).

Zaqueu desceu, recebeu Jesus em sua casa, decidiu restituir quadruplicadamente a todos que poderia ter roubado e recebeu a salvação: “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:8-10).

Quando temos o objetivo de ver Jesus (ter mais comunhão com Ele), obstáculos surgem (a multidão), mas Jesus olha para nós e, da mesma forma que fez com Zaqueu, nos abençoa, entrando em nossa casa e nos dando a salvação. Porém, para que isso ocorra, precisamos fazer a nossa parte. Zaqueu fez a dele. Foi até Jesus e, ao encontrar a multidão, subiu em uma árvore. Dessa forma, Jesus o avistou e entrou na casa dele, iniciando o “processo da bênção”.

Nesse momento, minha pergunta é a seguinte: “Você subirá na árvore?”.


Wanderson Miranda de Almeida, 13 de janeiro de 2020.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que a cegueira espiritual faz?

No livro de Jeremias, no capítulo 44, vemos mais um absurdo feito pelo povo de Deus. Como aconteceu muitas e muitas vezes, o povo foi castigado por fazer algo que desagradava a Deus. Novamente, o prob

Vencendo gigantes

Durante o tempo que passamos neste mundo, podemos dizer que todas as pessoas têm algo em comum: precisam enfrentar gigantes. Quando penso em gigantes, estou pensando em tudo aquilo que pode vir contra

Bruna Karla fala e o povo cristão se cala

A cantora Bruna Karla está sendo atacada violentamente nas redes sociais. O motivo? Seu comentário sobre a homossexualidade. De acordo com as notícias, a cantora disse que não cantaria no casamento de

bottom of page