© 2016 por Wanderson Miranda de Almeida. Proudly created with WIX.COM

Você jogará a culpa em quem?

 

A história não é nova, todo mundo conhece e ela vive se repetindo. Que história?

Você se lembra lá do início, quando o homem pecou? Quer dizer, ele não achou que a culpa era dele. Lembra-se de como reagiu? Jogou a culpa em Eva: “Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi” (Gênesis 3:12).

Bem, Deus foi falar com Eva, e o que ela fez? Jogou a culpa na serpente: “E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi” (Gênesis 3:13).

Isso é bem natural do ser humano: Nós não gostamos de assumir a culpa dos nossos erros. Você alguma vez já jogou a culpa em alguém ou em algo, para tentar aliviar seu erro ou não sofrer um castigo? Claro que sim! Vejo as crianças brincando e quando algo dá errado, a culpa não foi do culpado – Rs. “Fulano, por que você bateu no seu amiguinho?”. Como ele responde? “Porque ele implicou comigo”. “Por que você não voltou na hora combinada?”. “Eu estava brincando e me esqueci” ...

Mas os adultos também não são de assumir nada. “Fulano, por que você chegou atrasado ao trabalho?”. “Porque um amigo me parou na rua e eu tive de dar atenção”. Teve de dar atenção? Ele poderia dizer que não teve compromisso com o horário, que sabia que não podia dar atenção ao amigo naquela hora, mas não fez isso. Vamos parar de brincadeira! Depois ficamos falando mal de Adão e Eva, mesmo cometendo o mesmo erro, mesmo transferindo nossas culpas para outros ou para alguma coisa. Um pouco de maturidade faria bem!

Agora, pensando na vida espiritual, na vida com Deus, até quando você ficará arrumando desculpas? Até quando dirá que pecou porque a outra pessoa provocou? Onde estava seu domínio próprio?  Até quando dirá que não estuda a bíblia por falta de tempo, porém vive grudado no celular? Até quando dirá que é grosso porque convive com pessoas grossas? Até quando dirá que não é gentil com as pessoas porque ninguém merece? Até quando dirá que não tem tempo para ir ao templo, mas tem tempo para ir a festas? São tantos exemplos, no entanto, você já sabe de todas as desculpas que tem arrumado para não ter intimidade com Deus e não viver o evangelho. Agora, é questão de tomar uma atitude, de não ser omisso, e dar a Deus o primeiro lugar em sua vida.

Já passou da hora de passar a viver como adulto e não como criança, não acha? Da próxima vez que cometer um erro, você jogará a culpa em quem?

Leia também: Quando coloco o Reino de Deus em primeiro lugar

Wanderson Miranda de Almeida, 19 de outubro de 2019.