© 2016 por Wanderson Miranda de Almeida. Proudly created with WIX.COM

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios!

 

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (Sl 1.1 – NVI).

 
Como ser feliz de acordo com esse versículo?

Não seguindo o conselho dos ímpios. Seguir o conselho de quem não teme a Deus não é uma boa coisa. Como seguir conselhos de quem vê a vida sob uma ótica carnal? Como seguir conselhos de quem não busca a sabedoria divina? Fazer isso é entrar por um caminho que não trará felicidade. Fazer isso é viver uma vida longe do Criador.

Se é para buscar conselhos, que esses conselhos sejam buscados na Palavra de Deus ou com pessoas maduras e tementes ao Senhor. Esses conselhos, sim, farão diferença na nossa vida.

Não imitando a conduta dos pecadores. Infelizmente, os pecadores têm sido imitados. Fico muito triste quando vejo pessoas imitando aqueles que vivem do jeito que o diabo gosta. E para dizer a verdade, eles são os mais imitados. O cabelo daquele jogador, a roupa daquela atriz, a dança sensual daquela cantora… Você tem visto isso? Eu tenho visto e, pior, por meio de crianças. Qual será o futuro dessas crianças que são aplaudidas por imitarem as celebridades? Não é nada promissor, tenho certeza.

Se é para imitar alguém, que imitemos Jesus, o Filho de Deus. Você conhece alguém melhor para ser imitado? Tenho visto muitas pessoas endeusando homens e mulheres, dizendo tantas coisas bonitas sobre eles, que parecem que eles são deuses, são perfeitos. Há muito para imitar nas pessoas. Normalmente, as pessoas têm qualidades e estas podem ser imitadas, mas não vamos endeusá-las por causa disso. Jesus foi o único que passou por este mundo sem pecar e é nosso melhor modelo. Que tal imitá-lo?

 

Não se assentando na roda dos zombadores. Parece brincadeira, mas tem muito “cristão” perdendo tempo na roda dos zombadores. Às vezes nem dá para saber se o indivíduo é cristão ou não, já que ele se junta com os zombadores e, quando está naquela roda da zombaria, parece que está na sua zona de conforto, no lugar que se sente bem, até mesmo ajudando a zombar de tudo que diz respeito a Deus e à Sua Palavra. O salmista disse isso. Você já imaginou se ele visse o que temos visto hoje?

Se é para se assentar com alguém, que seja com cristãos, pessoas comprometidas com Jesus e com o Reino de Deus. Não estou falando que não podemos bater um papo com pessoas incrédulas, pelo contrário, precisamos estar com elas e falar de Jesus e a salvação que Ele oferece. A questão é que não podemos perder tempo com coisas ou pessoas que não edificam. “O mundo está no maligno” e nós precisamos buscar forças ao lado de pessoas tementes ao Senhor, que tenham conversas agradáveis e espirituais. Não nascemos para pertencer ao grupo dos zombadores, mas, sim, daqueles que vivem para a glória de Deus.

 

De acordo com o salmo 1, ser feliz é não seguir o conselho dos ímpios, não imitar a conduta dos pecadores e nem se assentar na roda dos zombadores. Que façamos isso!

Wanderson Miranda de Almeida, 11 de novembro de 2017.